Ei, Dev Cakephp. Por que você não contribui?

Posted by Alan Lira on April 10, 2017

Ei, Dev Cakephp. Por que você não contribui?

Apesar do título um pouco polêmico, este artigo não terá nada de polêmico, o motivo de eu estar escrevendo-o é que acredito que seja um objetivo comum de um desenvolvedor quando aprende uma linguagem, framework ou uma lib, contribuir pro crescimento dos mesmos, e muitas vezes ficamos tentando desenvolver uma feature enorme ou corrigir um bug relatado e acabamos sendo desmotivados porque aquilo parece muito complexo.

Vou citar o exemplo do framework cakephp 3, que utilizo com mais frequência, ele possui uma documentação que descreve os recursos do framework que tem o nome de cookbook, a qual possui suporte para vários idiomas. O problema é que a documentação completa e atualizada é somente em inglês, dependendo que integrantes da comunidade submetam as traduções.

Há algum tempo comecei a ficar incomodado, pois em todas as vezes que eu procurava algo sobre o cakephp no google ele me direcionava para o cookbook, o idioma que vinha pré-definido era o português, e praticamente todas as vezes a imagem que aparecia era esta:

enter image description here

Todas as vezes eu alterava o idioma para o inglês, e por mais que o meu inglês não seja dos melhores, eu conseguia ler e entender para resolver meu problema. A alguns dias quando eu fiz isso novamente, eu analisei minha ação e pensei, se alguma pessoa que está querendo aprender cakephp e entra em uma página que não tem suporte a português com certeza a dificuldade dela aprendê-lo será ainda maior, caso não tenha inglês fluente, pois além de entender como as coisas no cakephp funcionam, terá que ficar dependendo do google tradutor.

Foi então que cogitei começar a contribuir para a tradução de algumas páginas da documentação e mudar um pouco essa situação, e me surpreendi com o resultado, pois, durante a leitura minuciosa da documentação em inglês, eu acabei descobrindo coisas que eu não utilizava do framework ou utilizava erroneamente, além é claro, de dar uma exercitada no idioma inglês, que por sinal, se você é da área de tecnologia não preciso explicar porque isso é importante, certo? risos.

Recordando o assunto levantado no início deste artigo, sobre o interesse em contribuir, essa é a minha dica para você desenvolvedor cakephp, contribua para a tradução do cookbook! Você não precisará de super poderes para ajudar, e ainda o seu conhecimento só tem a crescer, tanto no idioma quanto no framework.

#Por onde começar#

Se você está interessado em contribuir com as traduções, há algumas coisas que são interessantes para saber antes de contribuir:

  1. A documentação é mantida no github, neste repositório. Para submeter você deve criar um fork, alterar a página desejada e submeter um pull request.
  2. A documentação é escrita em reStructuredText, uma linguagem de marcação nos moldes do Markdown. Aqui você pode ler mais sobre ele.
  3. A documentação do cakephp usa o Travis CI para integração contínua e quando você enviar um pull request, se atenha ao resultado da build, ela é executada para gerar o html através dos arquivos .rst (extensão reStructuredText).

#Páginas traduzidas por mim#

Desde que decidi começar a contribuir com as traduções, eu traduzi as páginas abaixo da documentação para pt-br:

Se você encontrou algum problema nas minhas traduções, por favor, submeta um pull request para o repositório oficial com a correção. Você já contribuiu com a tradução/correção de alguma página do cookbook? Existe alguma página muito importante do cookbook que não possui tradução para pt-br? Deixe seu comentário!


Quer melhorar este artigo? Vá até o repositório deste blog