Como configurar o Cake Bake no Mac OS X!

Posted by Reinaldo Ferro on December 30, 2013

Quem está iniciando o desenvolvimento com CakePHP já deve ter ouvido muito falar do comando “cake baker” então vamos esclarecer como configurar esse comando para funcionar no seu terminal, caso você use Max OS X (Mavericks).

É uma tarefa muito simples que porém vai te ajudar muito na hora de desenvolver a base da sua aplicação, ou pelos menos vai ajudar muito na criação das tarefas mais básicas e você não vai precisar o código das funções toda vez que precisar criar uma aplicação nova. Economia de tempo é a palavra chave para o cake bake.

No Mac OSX cada usuário tem o seu próprio perfil no sistema e dentro do perfil temos um arquivo chamado: .profile Esse arquivo é um arquivo de sistema e não pode ser visualizado pelo Finder como se fosse um arquivo qualquer.

Neste exemplo vou usar o editor Coda para facilitar nossa vida.

Então vamos lá… mãos à obra.

  • Com o editor aberto, navegue até a pasta raiz do seu usuário, se você só conseguir visualizar pastas e nenhum arquivo, verifique nas opções "View" e habilite a função "Show Invisible File". Pronto, agora você vai visualizar todos os arquivos dentro da pasta do seu perfil.
  • Localize o arquivo .profile e abra esse arquivo. Cuidado para não excluir informações já existentes no seu arquivo.
  • Dentro do arquivo você precisa informar o caminho de instalação do PHP e o caminho da sua instalação do CakePHP.

Note que é uma única linha, com todas as informações separadas apenas por : (dois pontos), você não precisa separar essa configuração em várias linhas.

export PATH=/Applications/MAMP/Library/bin:/Applications/MAMP/bin/php/php5.5.10/bin:/Users/Rey/Sites/cakephp/app/Console:/opt/local/bin:/opt/local/sbin:$PATH

Observe que eu informei:

/Applications/MAMP/bin/php/php5.5.10/bin

e

/Users/Rey/Sites/cakephp/app/Console

cakephp é o diretório da minha aplicação

São os dois caminhos fundamentais para o Cake Bake funcionar.

Quando você concluir as alterações salve o arquivo, feche o editor de texto e feche também todas as janelas de terminal que você estiver usando naquele momento, pois as alterações só serão válidas depois que o Terminal for reaberto.

Neste exemplo estou passando as informações para quem usa o OS X e o MAMP Pro, mas existe também a versão MAMP que é gratuita para quem não quer pagar pela versão PRO do aplicativo.


Quer melhorar este artigo? Vá até o repositório deste blog